Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



 



Total de visitas: 1920
Pilates
Pilates

 

 

 Pilates como opção de atividade física aos 50anos

 

  

O Pilates é um método de comprovada eficiência na prevenção e na reabilitação física. E, devido ao grande repertório de exercícios que podem ser adaptados ou modificados para todos os tipos de necessidades e objetivos, é recomendado a diversos públicos, entre eles: idosos, gestantes, atletas, pacientes com alterações posturais, pré e pós-operatórios, portadores de comprometimento neurológico, entre outros.

Indicado para o tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral, o Pilates se destaca por também ser eficiente na melhora da respiração e alívio do estresse.

“O principal músculo da respiração é o diafragma, que está ligado à coluna e também aos músculos abdominais. Quando este músculo não está em pleno funcionamento, dores nas costas, distúrbios gastrointestinais, cefaléia e ansiedade podem começar a aparecer”, explica a fisioterapeuta da Acquaterapia, Maitê Molica Ferrari.

Durante a execução dos movimentos, os músculos responsáveis pela respiração são recrutados, porém, o diafragma necessita realizar uma força ainda maior que os outros músculos, o que aumenta a força inspiratória gerando melhor sincronismo e freqüência da respiração.

O método Pilates trabalha a musculatura respiratória e é capaz de ensinar indivíduos ‘estressados’ a respirar, já que os exercícios são realizados em associação com uma respiração completa e ideal, contribuindo para liberar a ansiedade contida no diafragma. A consequência desta ação está diretamente ligada a diminuição do estresse.

Em diferentes ramificações, o Pilates é desenvolvido com base em seis princípios, sendo eles: concentração – nos músculos que estão sendo solicitados durante os exercícios; controle dos movimentos – controlados pela mente para gerar movimentos corretos, sem compensações; centro de força – onde se originam todos os outros movimentos, conhecido também como “Powerhouse”, pois engloba músculos do abdômen, costas e glúteos; movimento fluido – realizados da forma mais harmoniosa possível; precisão – para que os movimentos sejam realizados de forma lenta e precisa; e respiração – todos os exercícios são coordenados com a respiração.

Além disso, vale destacar que a concentração é um dos princípios deste tipo de tratamento, e por isso é extremamente enfatizada. Segundo a fisioterapeuta da Acquaterapia, Maitê Molica Ferrari, em todos os exercícios, a mente e o corpo precisam trabalhar juntos, já que todos os movimentos, sejam eles de alongamento ou fortalecimento, devem ser lentos e precisos.

Fonte: Cyber Diet.